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Publicado em: 20/05/2013

A prancha é melhor para os seus abdominais do que os crunches

Se deseja desenvolver uma boa seção média, com fortes músculos abdominais e lombares que possam aguentar um murro ou dois, é melhor fazer um exercício como a prancha do que os crunchs.

A prancha é melhor para os seus abdominais do que os crunches

Alguns atletas têm vindo a afirmar isso ao longo dos anos e agora um estudo realizado na Pennylvania State University, que irá ser publicado em breve no “Journal of and Conditioning Research”, prova que têm razão.

Os antigos “sit-ups” e ‘crunchs” têm duas desvantagens. É provável que a longo prazo possam conduzir a problemas nas costas devido a pressão que criam nos discos entre as vértebras, e além disso, não são muito eficientes. Até porque a função principal dos músculos de sua seção média não é mover o seu tronco, mas sim estabilizá-lo quando a sua espinha está sujeita a tensão.

Por isso, os melhores exercícios para os abdominais e lombares, são aqueles em que a sua seção média tem que trabalhar para que as suas vértebras não se movam. Por isso é que a prancha é um exercício melhor do que os sit-ups ou crunchs, e a prancha lateral é melhor do que o crunch de oblíquos.

Os melhores exercícios para a seção média do corpo, não requerem que isolem determinados grupos musculares. Eles envolvem todos os grupos musculares da sua linha média, incluindo músculos das seus glúteos, parte superior das costas e ombros. São, como alguns cientistas afirmam, exercícios de integração da seção média.

Os investigadores colocaram eletrodos nos músculos de 20 voluntários que realizaram 16 exercícios para a seção média. Os eletrodos permitiram aos investigadores medir a intensidade com que os exercícios ativaram os músculos dos voluntários. Quanto maior a atividade elétrica num músculo, com mais intensidade este está a trabalhar.

 

O super-homem é um exercício de isolamento, tal como o crunch. Para o realizar, deite-se no chão de barriga para baixo e levante as suas pernas e peito contraindo os seus glúteos e músculos lombares. A elevação alternada de segmentos é mais similar á prancha.

 

Coloca-se o corpo numa posição em que os músculos da seção média têm de trabalhar com intensidade para manter as vértebras estáveis.




 

  • Fonte: Global Fitness
  • Por: Fernando Ribeiro
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