Borghi Acqua & Fitness

Publicado em: 29/08/2017

Sabia que o pé é musculoso? Curiosidades sobre corrida e corpo humano

A corrida e o corpo humano têm curiosidades interessantes. Você sabia, por exemplo, que quase nenhum animal da natureza consegue correr longas distância, sem parar, como o homem?

Sabia que o pé é musculoso? Curiosidades sobre corrida e corpo humano

Correr é uma habilidade inata
Os seres humanos são naturalmente corredores. Começamos a correr quando crianças, e todos, em algum momento, correm na vida, seja brincando ou atravessando uma rua. Na verdade, nós humanos somos ótimos corredores de longa distância, ganhando de muitos outros animais da natureza, que embora mais rápidos não são capazes de correr por tanto tempo sem parar.

O pé é muito musculoso
Embora à primeira vista aparente ser somente composto de ossos, os pés possuem vários músculos que o movem e mantem a sua forma com arcos. São 11 principais músculos que se estendem por toda a sua extensão e são extremamente importantes para quem corre, pois os pés são a base de todos os movimentos. Por isso, trabalhar esses músculos regularmente é interessante, seja através de exercícios ou pelo simples ato de caminhar mais descalço quando possível.

Muitos corredores se machucam
Algumas estatísticas mostram que até 70% dos corredores sofrem com alguma lesão. É um número alto para uma habilidade inata e natural, não é mesmo? Existem várias hipóteses para explicar essas lesões, como erros de biomecânica, excesso de treinamento, falta de cuidado com a lesão, tipo de calçado e características físicas. Porém ainda existem várias dúvidas e perguntas sem resposta quando se trata de prevenção de lesões na corrida. Embora existam algumas fórmulas mágicas que circulam pela internet, a verdade é que se manter sem lesão não é algo simples, mas sim possível através de muita informação e um olhar multifatorial sobre o assunto.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Raquel Castanharo
  • 0 Comentário
Ainda não temos nada digitado..

Foram encontrados 0 registros