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Publicado em: 19/07/2017

Musculação com peso livre ou nos aparelhos? Descubra o que é mais eficiente

Treinador Gustavo Luz explica as vantagens das duas maneiras de trabalhar os músculos na academia e te ajuda a avaliar o que será melhor para você. Confira.

Musculação com peso livre ou nos aparelhos? Descubra o que é mais eficiente

O que é melhor, malhar com peso ou nos aparelhos? Essa questão aparece na cabeça de muita gente, principalmente daqueles que estão começando a malhar agora. Quando você começa a procurar informações sobre musculação, percebe que detalhes podem fazer a diferença. Os exercícios de musculação podem ser feitos de duas maneiras: em aparelhos ou com peso livre (geralmente halteres). Na maioria das academias, você pode malhar ou mesclar as duas formas. Independentemente da sua escolha, o mais importante é manter a postura correta na hora do treino, por isso vale avaliar qual é a melhor maneira de treinar, baseado nos seus objetivos.

As vantagens de treinar nos aparelhos:
1. Geralmente são exercícios mais indicados para os iniciantes, pois, nesse primeiro momento, são uma espécie de guia, facilitando a realização do movimento correto.
2. Quando existe um suporte fixo, você pode colocar uma carga maior com menos risco de lesão.
3. Os aparelhos, em sua maioria, centralizam o esforço em único grupamento muscular, poupando os músculos acessórios (que auxiliam no movimento de outro músculo), permitindo que mais repetições sejam realizadas.

As vantagens de treinar com pesos livres:
1. Os exercícios podem ser realizados em casa ou quando você está viajando por exemplo. Isso pode ser o diferencial, no caso de você não gostar de frequentar o ambiente da academia.
2. É possível trabalhar uma maior amplitude em alguns movimentos, o que pode fazer com que você trabalhe fibras musculares que não são solicitadas nos aparelhos.
3. Devido a uma maior solicitação muscular (dos músculos acessórios, inclusive) para estabilizar e manter a postura correta, você pode acabar queimando algumas calorias a mais durante o treino.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Gustavo Luz
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