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Publicado em: 04/04/2017

Exercício físico é arma poderosa para manter bom nível de triglicérides

Além de melhorar a alimentação, reduzindo o consumo de carboidratos, gorduras e bebidas alcoólicas, prática esportiva ajuda a manter taxa em até 150mg/dl, explica cardiologista.

Exercício físico é arma poderosa para manter bom nível de triglicérides

Os triglicérides são partículas de gorduras, como o colesterol, presentes no sangue e de grande utilidade para o metabolismo do corpo, uma reserva energética de um atleta. Seu nível normal é de até 150 mg/dl. Se esse valor estiver elevado, representará um risco para a saúde, principalmente cardiovascular. Os níveis anormais para cima estão associados ao consumo de alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como açúcar, mel, doces em geral, sorvetes, massas, pães, refrigerantes e bebidas alcoólicas. No fígado, essas últimas se transformam em triglicérides.

Para um atleta que pratica exercícios regulares por períodos longos, esses valores caem atingindo níveis sanguíneos na faixa de 50 mg/dl, dependendo da intensidade e do volume dessas atividades físicas. Ao se detectar níveis baixos, não temos preocupação em relação a riscos de saúde, porém ocorrerá menor capacidade física pela baixa reserva energética do corpo. Assim sendo, a melhor conduta é solicitar uma reeducação alimentar direcionada ao esporte com uma nutricionista do esporte.

O tratamento dos níveis elevados até 500 mg/dl é mais simples que o do colesterol. Uma orientada correção da alimentação associada a exercícios aeróbicos com os de fortalecimento muscular, resolve a maioria dos casos. No entanto, quando não atingimos o nível normal, devem-se procurar outras causas além do simples erro alimentar e ingestão de bebidas alcoólicas, como as disfunções da tireoide e dos rins, obesidade (principalmente a abdominal) e diabetes tipo 2.

Valores maiores de 500 mg/dl provocam o risco de pancreatite, uma inflamação grave do pâncreas. Quanto ao uso de medicações específicas, somente o médico poderá avaliar e prescrever o tratamento. O exercício físico ou esporte regular é uma das mais poderosas armas desse tratamento, após avaliação médica prévia. Com um mínimo de 14 semanas teremos resultados brilhantes.

Mais uma vez a atividade física se mostra cientificamente uma das mais decisivas formas de tratamento de muitas doenças e erros alimentares. Da criança até os mais longevos, o exercício físico é a grande receita de saúde e de vida longa.


Como sempre alerto, evite tratamentos alternativos de não médicos, os ditos caseiros com sucos de frutas como abacaxi, de limão e acerola não tem ação medicamentosa, apenas são alimentos muito saudáveis. O famoso óleo de coco e outras bobagens são apenas receitas de artistas e famosos sem nenhum fundamento médico científico, que vão retardar o tratamento real e com isso favorecendo o aparecimento da aterosclerose e suas consequências danosas para o aparelho cardiovascular.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Nabil Ghorayeb
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