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Publicado em: 28/02/2017

Aeróbico antes ou depois de malhar? Esteira ou rua? Saiba o que é melhor

Com a ajuda do educador físico Gustavo Luz, montamos cinco formas de você se sair bem na hora de fazer os exercícios semanais e alcançar de forma rápida os objetivos.

Aeróbico antes ou depois de malhar? Esteira ou rua? Saiba o que é melhor

Está frequentando a academia com regularidade? Vem se esforçando para queimar as calorias? Então, fique atento às dicas para você turbinar seus treinos semanais. Com ajuda do educador físico Gustavo Luz, especialista do Eu Atleta, montamos cinco formas de você mandar bem na hora de fazer os exercícios da série e alcançar de forma rápida seus objetivos. Confira abaixo:

Devo alongar antes de malhar?

É importante que você pratique o alongamento em algum momento do dia. Mas antes de malhar é fundamental fazer um aquecimento. Isso mesmo, a gente também precisa aquecer para malhar. E uma boa maneira de fazer isso é começar o seu treino com cargas mais tranquilas e ir aumentando o peso aos poucos. Não adianta só correr na esteira e achar que já aqueceu para a musculação. E, talvez, você perca de força alongando antes de malhar. Isso é indicado em algumas pesquisas.

Corrida na esteira ou na rua?
É difícil apontar qual a melhor alternativa. Em termos de gasto calórico, consumo de energia e condicionamento aeróbico, as duas atividades são parecidas. Um grande benefício da esteira é o maior controle da situação. Podemos monitorar variáveis, como velocidade e inclinação de forma mais refinada. E, por outro lado, o treino na rua tem a vantagem da variação de estímulos. Você se distrai com a paisagem, o caminho e até imprevistos.

Faço aeróbico antes ou depois de malhar?
Se você está querendo perder peso e diminuir o percentual de gordura, talvez seja melhor se programar para fazer o treino aeróbico antes de malhar. Assim, você dá prioridade a atividade que provavelmente exigirá um maior gasto calórico e, quando for malhar, seu corpo pode queimar algumas calorias a mais. Após a atividade aeróbica seu corpo ainda precisa de um tempo para voltar ao ritmo de repouso e se recuperar. Isso faz com que sua frequência cardíaca fique um pouco mais elevada por um tempo gastando mais calorias. E se você aproveita esse momento pós-aeróbico e vai para a malhação pode potencializar o seu gasto calórico total do treino.

Posso correr na esteira todos os dias?
De uma maneira geral, os frequentadores de academia se adaptam melhor com treinos de corrida alternando dia sim, dia não. Isso permite que você faça musculação com calma ou mesmo descanse nos dias de intervalo dos treinos. Mas se o negócio é treino aeróbico e você curte transport, bicicleta ergométrica ou aula de bike, pratique essas atividades nos dias de intervalo de corrida. Essa estratégia também melhora o seu condicionamento aeróbico detonando calorias e não sobrecarrega tanto algumas articulações. Mas, se você só tem a esteira mesmo e quer focar nos treinos aeróbicos, talvez seja melhor alternar um dia correndo com um caminhando.

Você usa cargas adequadas?
É importante que você tenha conhecimento das cargas que podem ser usadas nos seus exercícios na academia. E não raro encontramos pessoas que nitidamente estão se exercitando com mais intensidade do que deveriam. Não treine assim! Algumas pessoas confundem mais carga com melhor treino. Esses exercícios podem te levar a movimentos errados. E isso, cedo ou tarde, pode te machucar. Tenha paciência, pois a regularidade é a chave para uma melhora gradual de desempenho na musculação.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Igor Christ
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