Borghi Acqua & Fitness

Publicado em: 24/01/2017

Postura, exercícios... Proteja a lombar e minimize risco de dores nas costas

Fisioterapeuta Raquel Castanharo lista as medidas simples para praticantes e não praticantes de atividades físicas evitarem as temidas e tão comuns dores nas costas

Postura, exercícios... Proteja a lombar e minimize risco de dores nas costas

A dor lombar é um problema muito frequente na população em geral. Entre aqueles que não praticam atividade física ela acontece normalmente devido a posturas e movimentos inadequados realizados no dia a dia. Já em quem pratica esporte, além das sobrecargas do cotidiano, o próprio gesto esportivo pode também causar alguma lesão.

Algumas medidas simples, como as a seguir, ajudam a proteger a coluna lombar e minimizar o risco de dores. Confira:

Cuidado com a postura enquanto estiver sentado
Ficar sentado muda a posição natural da coluna lombar (uma curvatura para frente, chamada de lordose). Sempre que isso acontece, a lombar sofre com maiores forças de compressão, o que a longo prazo são um fator de risco para a formação das famosas hérnias de disco.

Como muitas pessoas permanecem a maior parte do dia sentadas, é importante tentar manter a coluna com a sua curvatura o mais natural possível. Para isso, um pequeno apoio lombar na cadeira do trabalho e no banco do carro são muito úteis. Esse apoio pode ser uma almofada pequena, ou até uma toalha de banho dobrada em quatro partes.

Mantenha os músculos abdominais saudáveis para o dia a dia e para o esporte
Os músculos do abdômen envolvem todo o tronco, como um cinto, e funcionam como uma sustentação para a coluna. Manter esses músculos trabalhando é importante para qualquer pessoa, seja esportista ou não. Um dos melhores exercícios para essa musculatura é a prancha, onde o corpo fica paralelo ao chão, com apoio nos cotovelos e pés.

"Cresça o corpo" em momentos de esforço
Durante uma atividade física de moderada a intensa, ou uma tarefa doméstica mais pesada, é preciso manter o tronco e a coluna firmes. Para isso, imagine que você quer “crescer”, “alongar” o corpo para cima e deixá-lo bem firme. Isso colocará para funcionar os músculos que você treinou na musculação e no exercício de prancha.

A prevenção e tratamento da dor lombar depende muito de cuidados realizados em tarefas aparentemente simples. Cuide de sua coluna todos os dias e a preserve saudável por muito tempo.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Raquel Castanharo
  • 0 Comentário
Ainda não temos nada digitado..

Foram encontrados 0 registros