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Publicado em: 25/06/2013

HIT: Treino curto, mas nem tanto

Segundo especialistas, o método de exercícios conhecido como treino de alta intensidade ou HIT (High Intensive Training), pode não ser tão eficaz quanto parece.

HIT: Treino curto, mas nem tanto

Diversos estudos têm sugerido que os benefícios do exercício físico poderiam ser alcançados em muito menos tempo com esse método, que combina rajadas muito curtas de atividade de alta intensidade. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Duke (EUA) e publicado na edição de maio-junho do American College of Sports Medicine’s Health & Fitness Journal, o treino composto por 12 exercícios de alta intensidade que usam apenas o peso corporal como resistência pode ser uma maneira eficiente de perder peso e melhorar o condicionamento cardiovascular e muscular.

Porém, os autores sugerem repetir a rotina duas ou três vezes seguidas, para alcançar pelo menos 20 minutos de exercícios de alta intensidade. Segundo eles, sete minutos é uma pequena quantidade de exercício. É de se esperar um benefício mínimo de saúde a partir de um treino de sete minutos, talvez um benefício físico-funcional modesto. Os autores não recomendam este programa para pessoas que estão acima do peso, previamente feridas ou idosas. Alguns dos exercícios não são recomendados para pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas. Porém, é uma boa opção para um indivíduo que já está apto fisicamente.

  • Fonte: Global Fitness
  • Por: Global Fitness
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