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Publicado em: 25/06/2013

Supino livre x Supino no Smith

Já sabíamos que isso acontecia com o agachamento, mas parece que também se aplica ao supino.

Supino livre x Supino no Smith

 Cientistas do desporto da Universidade do estado da Califórnia descobriram que os melhores resultados com o supino ocorrem realizando-o à moda antiga, com uma barra livre, em vez de fazê-lo na máquina smith.

No "Journal of Strength and Condition Research", os investigadores publicaram os resultados de uma experiência que fizeram com 26 estudantes. Desses, 14 já tinham experiencia anterior de pelo menos 6 meses de treino de musculação e 12 não tinham qualquer tipo de experiência em desportos de força.

Os investigadores colocaram os voluntários para executar 2 repetições de supino, uma com 70% e outra com 90% da sua 1RM (1 repetição máxima). Os voluntários realizaram o exercício na máquina smith e com barra livre.
Nos sujeitos foram colocados eletrodos nos músculos dos ombros e peitoral, para que os investigadores pudessem medir a intensidade com que os músculos eram ativados. Os resultados indicaram que o supino realizado com a barra livre, estimulou mais, quase todos os grupos musculares, que o supino na máquina smith.

Quando o supino é executado na máquina smith, é a parte medial do deltoide [MD] que perde mais estímulo. O músculo ao lado da articulação dos seus ombros. A seguir, é a parte anterior do deltoide [AD] que perde mais estímulo, o músculo à frente dos seus ombros. E em terceiro lugar vem o próprio músculo do peitoral, o grande peitoral [PM].

Os investigadores concluíram:

Os resultados deste estudo sugerem que os treinadores de força e musculação, devem considerar escolher o supino com barra livre em detrimento do supino na máquina smith, devido ao seu potencial de estimular de maneira mais efetiva a musculatura da parte superior do tronco.

  • Fonte: Global Fitness
  • Por: Fernando Ribeiro
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