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Publicado em: 11/06/2013

Dicas de como manter a postura correta nas atividades do dia a dia

Ações comuns como dirigir, carregar sacolas, escovar os dentes ou calçar sapatos podem ser vilões da coluna.

Dicas de como manter a postura correta nas atividades do dia a dia

Dirigir, carregar uma sacola, escovar os dentes, calçar um sapato. Essas ações tão comuns do nosso dia a dia, que normalmente executamos sem prestar muita atenção, podem ser verdadeiros inimigos da coluna quando feitas da maneira incorreta. Os erros posturais podem causar desconforto e/ou dor em toda a coluna, desde a parte lombar, torácica, até a cervical.

Se esses gestos se tornarem repetitivos, podem surgir alguns desalinhamentos na coluna como a escoliose (desvio lateral), a hiperlordose (aumento da curvatura) ou a hipolordose (diminuição da curvatura). Além disso, com a sobrecarga das articulações pode ocorrer restrição no movimento na região afetada — alerta a quiropraxista Karen Scheffer.
Para evitar tantos desconfortos, a quiropraxista mostra a maneira correta de executar essas pequenas tarefas sem prejudicar a nosso organismo. Confira:

- Pegar uma criança do chão: Para manter sua coluna alinhada, flexione os joelhos até que um deles toque o chão, e mantenha sua coluna ereta. Assim, o peso do seu corpo estará distribuído. Evite fazer flexão do tronco sem flexionar os joelhos, pois sua coluna e seus joelhos serão sobrecarregados.

- Carregar malas ou sacolas: Procure distribuir o peso entre os dois braços, para não sobrecarregar apenas um lado, o que pode causar dor e desconforto.

- Escovar os dentes ou lavar louça: Flexione um joelho e alterne com o outro (você pode usar, ainda, um apoio no pé), e mantenha sua coluna o mais ereta possível. O ideal é que a pia esteja na altura do seu umbigo.

- Posição ao dormir: Ao dormir de barriga para cima, procure um travesseiro mais baixo, que não deixe seu pescoço flexionado. A postura mais indicada, entretanto, é de lado. Nesse caso, o travesseiro deve acompanhar o contorno dos ombros, para que seu pescoço não fique inclinado nem para cima e nem para baixo. E coloque, ainda, um travesseiro fino entre os joelhos, para não forçar o quadril. Evite dormir de bruços, pois sua coluna não estará alinhada na região do pescoço.

- Levantar e carregar pesos: Quando for necessário levantar pesos, inicie com os joelhos flexionados e com o corpo próximo ao objeto que deve ser erguido. Faça força com as pernas, e não com a coluna, para levantá-lo.

- Posição ao dormir: Ao dormir de barriga para cima, procure um travesseiro mais baixo, que não deixe seu pescoço flexionado. A postura mais indicada, entretanto, é de lado. Nesse caso, o travesseiro deve acompanhar o contorno dos ombros, para que seu pescoço não fique inclinado nem para cima e nem para baixo. E coloque, ainda, um travesseiro fino entre os joelhos, para não forçar o quadril. Evite dormir de bruços, pois sua coluna não estará alinhada na região do pescoço.

- Dirigir: Ao dirigir, procure manter sua coluna mais próxima possível do assento, deixando-a alinhada e apoiada. Mantenha seus pés semi-flexionados ao tocarem os pedais.

É importante grande atenção a musculatura paravertebral e lombar, pois elas têm importante função na proteção das estruturas articulares da coluna. Ao negligenciarmos esses grupos musculares no treinamento, cometemos um grande erro e ficamos mais expostos a problemas de coluna. Fica a dica!

  • Fonte: Global Fitness
  • Por: Global Fitness
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