Borghi Acqua & Fitness

Publicado em: 11/06/2013

Quanto maior a ingestão de gordura, maior a sonolência durante o dia, conclui estudo

Um novo estudo sugere que o seu nível de sonolência ou estado de alerta durante o dia pode estar relacionado com o tipo de alimento que você come.

Quanto maior a ingestão de gordura, maior a sonolência durante o dia, conclui estudo

Os resultados mostram que o consumo mais elevado de gordura foi associado com o aumento da sonolência diurna, enquanto a maior ingestão de carboidratos foi associada ao aumento da agilidade.

Não houve relação entre o consumo de proteína e sonolência ou estado de alerta. Estes resultados independem de sexo, idade e índice de massa corporal, bem como a quantidade total de sono que os voluntários tinham e sua ingestão calórica total.

O aumento do consumo de gordura tem um efeito adverso agudo sobre o estado de alerta de adultos saudáveis​​, não obesos – disse líder da pesquisa, Alexandros Vgontzas, professor de psiquiatria da Escola de Medicina de Penn State, na Pensilvânia.

O resumo pesquisa foi publicado em um suplemento on-line da revista “Sleep”. O grupo de estudo foi composto por 31 voluntários saudáveis, não obesos e sem apneia do sono, na faixa etária entre 18 e 65 anos, que passou quatro noites consecutivas em um laboratório de sono. No quarto dia, sonolência foi medida por meio de uma avaliação chamada de “teste de latência múltipla do sono”. Cada voluntário recebeu cinco refeições diárias de tipos variados.

A sonolência diurna excessiva e fadiga são muito prevalentes no mundo moderno e em ascensão – disse Vgontzas. – Parece que uma dieta rica em gordura diminui agudamente o nível de alerta, e isso pode ter um impacto sobre a capacidade de um indivíduo em realizar tarefas.

  • Fonte: O Globo
  • Por: O Globo
  • 0 Comentário
Ainda não temos nada digitado..

Foram encontrados 0 registros