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Publicado em: 29/06/2017

Delícias juninas sem culpa: 10 dicas para curtir as festas em paz com a balança

Escolha preparações que lhe dão prazer, coma devagar saboreando os alimentos e limite as porções. Evite aquela sensação de “estar cheio”. Não é uma saída da dieta que colocará tudo a perder.

Delícias juninas sem culpa: 10 dicas para curtir as festas em paz com a balança

As festas juninas acontecem durante todo o mês de junho, mas as comemorações se estendem até o fim de Julho. Danças, músicas, roupas, brincadeiras e alimentos típicos estão relacionados ao nosso folclore, religião, cultura e crenças populares. As comemorações acontecem em todo Brasil, e a alimentação nas festas reúnem pratos típicos e adaptações de cada região do Brasil utilizando ingredientes como milho, coco, abóbora, amendoim, pinhão, aipim, batata doce, entre outros. Veja alguns exemplos de preparações:

- Salgadas: caldo verde, caldinho de feijão, sopa de ervilha, pinhão, espiga de milho, tapioca, cachorro quente, churrasquinho, salsichão, queijo coalho, pinhão, amendoim, pipoca, batata doce assada, aipim cozido.

- Doces: canjica, arroz doce, maçã do amor, doce de abóbora, cuscuz, bolo de fubá, bolo de aipim com coco, pé de moleque, curau, pamonha, churros, paçoca, cocada.

10 dicas para participar das comemorações com segurança e sem perder o controle:

1. É preciso negociar e moderar a ingestão. Sem exageros ou sensação de perda de controle
2. Organize o dia do evento, mantendo a alimentação equilibrada nas demais refeições
3. Observe as condições de higiene do local e do pessoal, armazenamento e exposição dos alimentos, para que não haja risco de contaminação alimentar
4. Escolha preparações que lhe dão prazer, coma devagar saboreando os alimentos e limite as porções. Evite aquela sensação de “estar cheio”. Não é uma saída da dieta que colocará tudo a perder
5. Dependendo do horário da festa, troque por uma refeição (exemplo: almoço ou jantar)
6. Faça escolhas melhores, evitando alimentos com alta densidade energética como frituras ou alimentos gordurosos (sopas ou recheios com carnes “gordas” como paio e linguiça, molhos cremosos)
7. Na elaboração das receitas substitua o açúcar refinado por edulcorantes naturais como a Estévia e o Xilitol
8. Receitas elaboradas com leite de vaca podem ser substituídas por leites vegetais como soja, castanha, arroz, coco e amêndoa
9. Depois da festa retome o programa alimentar e não leve “comidinhas” para casa
10. Mantenha seus treinos em dia, irá colaborar para manter a balança em equilíbrio

Entre os alimentos salgados de menor densidade energética estão espiga de milho (sem manteiga), caldinho de feijão (sem torresmo), pipoca, churrasquinho, batata doce assada, aipim cozido, pinhão, sanduiche de filécarne assadalombinho e cachorro quente. Todas as preparações doces possuem alta densidade energética, portanto escolha a que mais gosta e como devagar, saboreando e em pequena porção.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Cristiane Perroni
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