Borghi Acqua & Fitness

Publicado em: 22/06/2017

Vai um cafezinho? Descubra os efeitos da cafeína para o desempenho esportivo

Nutricionista explica por que as pessoas têm reações diferentes à cafeína e mostra qual a recomendação diária, em forma de bebida ou em cápsulas. Confira!

Vai um cafezinho? Descubra os efeitos da cafeína para o desempenho esportivo

A cafeína (1,3,7 trimetilxantina) é uma das substâncias mais consumidas em todo o mundo, presente em alimentos como cacau, folhas, ervas, chás, café, guaraná, bebidas (refrigerantes, energéticos...), suplementos esportivos e inúmeros medicamentos (relaxante muscular, analgésicos, antialérgicos). Não possui valor nutricional e é considerada um recurso ergogênico.

O efeito da cafeína varia para cada pessoa, de acordo com o peso e regularidade de ingestão. O pico de ação varia entre 30 a 60 minutos, e a duração de 3 a 6 horas. Para melhor ação antes de uma competição, atletas devem evitar por cinco dias a ingestão de cafeína (principalmente na forma de suplementos). A cafeína foi retirada da lista de substâncias proibidas pela agência mundial anti-doping (World Anti-Doping Agency - WADA).

Confira os benefícios – efeitos ergogênicos do uso de cafeína:
Estudos científicos demonstram que o consumo de cafeína melhora o desempenho esportivo em indivíduos treinados.
- Reduz a percepção ao esforço e retarda a fadiga
- Aumenta o estado de alerta
- Em atividades de endurance, ultraendurance e esportes intermitentes de longa duração (basquete, vôlei, futebol...), mantém o atleta por mais tempo na prática esportiva
- Não provoca desidratação
- Estimula o sistema nervoso central
- Ação mais eficiente quando ingerida na forma anidra do que em chás e café

Recomendação: 3 a 6g/kg de peso. Lembrando que ficamos resistentes ao uso de cafeína, mas não deve ultrapassar a suplementação de 420mg.

Concentração de cafeína em suplementos segundo a Anvisa: 210 a 420 mg/porção, mas encontramos suplementos com dosagem mais baixa como 50mg/cápsula.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Cristiane Perroni
  • 0 Comentário
Ainda não temos nada digitado..

Foram encontrados 0 registros