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Publicado em: 11/05/2017

Retarde o envelhecimento da sua pele com alimentação saudável.

Nutricionista ensina como garantir a beleza da pele com cuidados com a exposição solar e medidas de fotoproteção oral, ou seja, hidratação e alimentação adequada.

Retarde o envelhecimento da sua pele com alimentação saudável.

Envelhecer é inevitável, sinal que estamos vivos. Mas podemos retardar a velocidade e envelhecer com qualidade, reduzindo as agressões de fatores externos que podem acelerar o envelhecimento.

O envelhecimento intrínseco está relacionado com o tempo de vida, envelhecimento cronológico. Com o envelhecimento há redução da multiplicação celular, síntese de proteínas, colágeno, elasticidade, capacidade de cicatrização e regeneração. O envelhecimento extrínseco é principalmente causado pela exposição inadequada aos raios ultravioletas do sol. Grande formação de radicais livres, flacidez, ressecamento, aparecimento de manchas, rugas, queimaduras e câncer de pele.

Formas de se proteger - fotoproteção:
Através do uso regular de filtro solar em exposição ao sol e em cosméticos para uso diário (maquiagens, cremes), alimentação saudável/colorida/variada (ingerir no mínimo 5 porções diárias de frutas, verduras e legumes), ingestão hídrica adequada, praticar exercício físico regularmente, reduzir o consumo de álcool, não fumar e dormir 8 horas diárias.

- Fotoproteção oral:
Hidratação: ingerir de 35 a 40ml de água /kg de peso/dia e repor líquidos antes, durante e após a prática esportiva.

Alimentos com forte ação antioxidante e fotoproteção:
1. Pigmentos Carotenóides
*Betacaroteno: pró-vitamina A, quando ativado no nosso corpo age na acuidade visual, recuperação da pele, protege dos raios solares, neutralizam os radicais livres.

Fontes: mamão, damasco, manga, melão, cenoura, batata doce, abóbora, beterraba, folhosos verde-escuros como espinafre, alface, brócolis, couve.

* Licopeno: acelera o processo de bronzeamento, protege a pele dos raios solares e do vermelhidão.

Fontes: tomate, melancia, goiaba, morango.

2. Vitamina C: reduz a formação de radicais livres, atua na produção de colágeno, estimula a proliferação celular, acelera o processo de cicatrização, aumenta a absorção de ferro não-heme (presente em folhosos e leguminosas).
Fontes: morango, melancia, laranja, acerola, tangerina, caju, limão, brócolis, repolho, espinafre.

3. Vitamina E: potente ação antioxidante, protege a degeneração celular,

Fontes: germe de trigo, oleaginosas (nozes e castanhas), óleos vegetais, semente de girassol, vegetais verde-escuros, manteiga, fígado, gema de ovo.

4. Flavonóides: ex: Isoflavonas, Flavonol, Flavonas, antocianinas): compostos fenólicos com potente ação antioxidante, quimioprotetora, anti-inflamatória e anticancerígena; aumento do fluxo sanguíneo para os tecidos cutâneos e subcutâneos.

Fontes: alfafa, soja, cacau, chá verde, salsa, tomilho, pimentão, mel, própolis, cereja, uva, framboesa, mirtilo, jabuticaba.

5. Ômega 3: combate a ação dos radicais livres, antiarrítmico, diminuição da agregação plaquetária e da pressão arterial, melhora da função endotelial, estabilização da placa de ateroma e de triglicérides. Ação ainda em doenças autoimunes e doenças neurológicas.

Fontes: salmão, atum, arenque, sardinha, cavalinha, bacalhau, linhaça, chia, castanhas, nozes, óleo de peixe na forma de suplemento.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Cristiane Perroni
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