Borghi Acqua & Fitness

Publicado em: 08/05/2017

Suplementos nutricionais reforçam os benefícios dos exercícios físicos?

Fisiologista explica essa interação entre exercícios e reforço nutricional. "No momento certo, na dose adequada e com a especificidade que o mecanismo adaptativo requer"

Suplementos nutricionais reforçam os benefícios dos exercícios físicos?

Os benefícios dos exercícios físicos podem ser potencializados quando associamos a utilização dos suplementos nutricionais? Bem, essa é uma questão que, se apresentada para diferentes profissionais da saúde e das ciências das atividades físicas, certamente terá respostas divergentes. Mas a falta de consenso deve-se à falta de informação. Ou parte da "dúvida" quanto a definição de "atleta". É muito comum a frase que se tornou clássica: “quem tem uma alimentação equilibrada não precisa consumir suplementos”. Será?

Quando se fala de um atleta, a necessidade de usar suplementos se torna consensual. Seria interessante então tentar saber qual é o patamar que caracteriza o atleta, a partir do qual seria indicado usar suplementos. O conceito ou definição de atleta é muito difícil de ser estabelecido, é subjetivo. Na verdade, muitos praticantes de exercícios sem objetivos competitivos ou profissionais têm uma demanda energética superior a de muitos atletas profissionais.

A conclusão é que este limite não existe. O que existe é a necessidade de se dimensionar e diagnosticar necessidades criadas pelos estímulos provocados pelos exercícios. Os suplementos nada mais são que nutrientes que, podem sim, potencializar os resultados promovidos pelos exercícios quando utilizados no momento certo, na dose adequada, e com a especificidade que o mecanismo adaptativo requer.

Os suplementos são recursos diagnosticados pelas ciências da nutrição que podem contemplar diferentes necessidades de diferentes indivíduos de várias faixas etárias. O aprofundamento do conhecimento científico vai proporcionar que a aplicação prática dessas informações beneficie não só atletas e praticantes de atividades físicas intensas, mas também aqueles que buscam saúde e qualidade de vida. Os suplementos vão cada vez mais proporcionar uma contribuição importante para isso quando associado a uma vida ativa e uma adequação nutricional.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Turibio Barros
  • 0 Comentário
Ainda não temos nada digitado..

Foram encontrados 0 registros