Borghi Acqua & Fitness

Publicado em: 02/03/2017

Batata doce, castanha, espinafre, abacate e açafrão são bons para quê?

Nutricionista Cristiane Perroni lista as principais características desses alimentos que estão sendo cada vez mais procurados, principalmente por quem faz atividade física.

Batata doce, castanha, espinafre, abacate e açafrão são bons para quê?

Além de uma dieta balanceada, inserir alguns alimentos no cardápio semanal é importante para manter a saúde em dia e proteger de doenças. Especialista do Eu Atleta, a nutricionista Cristiane Perroni listou cinco deles e destacou as suas principais características. Veja abaixo:

Abacate
Foi considerado no passado um vilão das dietas para controle de peso, mas estudos recentes o apontam como um super alimento por ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, proteger de doenças cardiovasculares, melhorar a visão, além de ser boa fonte de energia. Além da sua forma natural, o abacate pode ser consumido como vitamina, preparações salgadas, saladas, doces, pastas e molhos.

Espinafre

Comê-lo não traz superpoderes, mas tem inúmeras funções para a saúde e o desempenho esportivo. Classificado como uma hortaliça A, uma verdura, ele possui baixa densidade energética, 100g do alimento cru possui apenas 16 quilocalorias (kcal). É fonte de fibras, fitoquímicos, como carotenoides, ferro, ácido fólico, vitamina K e Vitamina C. É bom para imunidade, coração, intestino, diabetes e mais.

Batata doce

Queridinha do mundo fitness, ela ganhou lugar de destaque por quem pratica atividade física e pessoas que tentam levar uma alimentação mais saudável. Ela é um carboidrato complexo, tem fonte de energia, é rica em antioxidantes, vitaminas A, C, E, vitaminas do complexo B, além de antocianinas, potássio, ferro e fibras (essa quando a batata doce é consumida com a casca). Será que emagrece mesmo?

Açafrão
Um estudo recente feito com atletas de corrida de rua, apontou que o consumo da cúrcuma (açafrão da terra) nas refeições ajudou na recuperação física. Corredores que consumiram a cúrcuma depois do exercício prolongado tiveram aumento da atividade anti-inflamatória e ainda a redução das lesões musculares. Tem ação antioxidante e anticancerígena, além de proteger o coração. Consumo diário é de uma colher de chá.

Castanha do Pará
Excelente fonte de selênio, vitamina E e ômega 3, a castanha do Pará é indicada para promover saúde e possui ação preventiva se acrescentar duas unidades diariamente ao programa alimentar. As pessoas que apresentam doenças crônicas, porém, devem consumir quatro castanhas ou mais por dia. Ela ajuda a retardar o envelhecimento celular, aumenta a longevidade, protege de doenças cardiovasculares e mais.

  • Fonte: Eu Atleta
  • Por: Eu Atleta
  • 0 Comentário
Ainda não temos nada digitado..

Foram encontrados 0 registros